segunda-feira, 9 de abril de 2012

A importância dos insetos para as plantas.


A importância dos insetos polinizadores

Atualmente, estima-se que das 250 mil espécies de plantas com flores, chamadas angiospermas, 90% são polinizadas por animais, especialmente os insetos. Os polinizadores são tão importantes para a reprodução das plantas quanto a luz e água para o seu crescimento.
A importância dos insetos polinizadoresMas também são essenciais para a espécie humana: dependemos das plantas e, portanto, da polinização para obter alimentos, fibras (algodão, linho, etc) e inúmeros outros produtos. Isso significa que as interações entre animais e plantas também nos afetam diretamente.
É assim que funciona a vida num geral, todos dependem de todos. Ninguém pode ser absolutamente nada sozinho.
Em São Paulo, em 1998, pesquisadores e integrantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura discutiram, no primeiro workshop internacional sobre conservação e uso sustentável de abelhas na agricultura, várias questões importantes ficaram sem resposta, em função da escassez de pesquisas da relação entre polinização e agricultura.
AbelhaA polinização é, e maneira bem simples de entender, o ato sexual entre as plantas espermatófitas, já que é precido de grãos de pólen do sexo masculino para uma flor receptiva feminina. Esse ato acontece de duas maneiras: com ajuda dos seres vivos, os bióticos; ou através de fatores ambientais/ abióticos.

A polinização acontece:

A abelha um dos melhores polinizadores*  Através de rajadas de vento, conhecido como enemofilia;
* Pelas moscas e abelhas, conhecido como entomofilia;
Através de borboletas, psicofilia;
Falenofilia, por meio de mariposas;
* Ornitofilia, polinização realizada pelas aves;
* Através da água, como hidrofilia;
* De maneira artificial pelo ser humano;
* E até mesmo pelos morcegos, conhecido como Quiropterofilia;
De uma maneira geral, os grandes responsáveis pela polinização são os insetos. Diversos longa metragens mostram o quão importante eles são para a vida das plantas. (Imagens: Bee Movie)

Essenciais não só para as plantas

O que nem sempre se leva em conta é que um terço do alimento consumido no mundo depende da polinização. Só na União Européia, calcula-se que 84% das 264 espécies de culturas dependem da polinização por insetos.
O conhecimento da polinização por abelhas, principamente para as regiões tropicais, ainda é limitado. Aqui no Brasil, por exemplo, a caatinga, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica são áreas pouco estudadas, entre outros motivos, pela dificuldade metodológica de chegar às copas das àrvores (onde estão as flores e as abelhas) e do pouco incentivo a estudos de longo prazo.
Finalizando, sempre dependeremos de animais e muito também de insetos polinizadores. Cada ser vivo executa um papel importantissímo na cadeia da vida.

Competências/habilidades:

Identificar a importância dos insetos para as plantas, dos animais dispersores de sementes.

Momento acolhida: 

Músicas relacionadas ao tema. 

Desenvolvimento da sequência da aula:

Filme: VIDA DE INSETO
Aula expositiva explorando o que foi visto no filme, confecção de cartazes, uso e exploração do livro didático, montagem de um insetário!!

Atividades para ser trabalhada com crianças:






PARA OS MAIORES PODE-SE MONTAR UM INSETÁRIO:


Montagem da caixa (insetário)

Os insetos podem ser guardados, formando uma pequena coleção, em caixas com tampa. 0 fundo pode ser recoberto com isopor, cortiça ou material plástico que permitem a fixação dos alfinetes.
Os insetos podem ser dispostos segundo a ordem a que pertencem ou agrupados de acordo com a planta onde foram coletados. Flocos de naftalina devem ser colocados em pequenas caixas furadas, em um dos cantos da gaveta, para impedir o crescimento de fungos ou de pequenos insetos, que se alimentam dos animais espetados.
Uma vez pronta a caixa, esta deverá ser mantida em armários escuros, arejados e secos. Deste modo você terá uma coleção que poderá ser mantida por muito tempo. As caixas devem ser bem vedadas, para evitar surpresas desagradáveis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário