terça-feira, 6 de março de 2012

Leitura e escrita de palavras - A bota do bode: leitura e exercícios


 É uma história simples, mas bem divertida!

- Para contá-la, dá pra utilizar fantoches alternativos (pesquisar no google imagens dos animais que aparecem, salvar, imprimir e colar em palito de churrasquinho) e uma bota (de verdade). E usar a criatividade na hora de contar ...
- Oralmente, pedir que os alunos recontem a história, criem um novo final.
- Exploração da letra B das palavras BOTA e BODE.
- Montagem do título da história com letras móveis ou com recortes de revistas e jornais.
- Fazer registro dos personagens que aparecem na história: mostrar um fantoche de cada vez, pedir que digam o nome, ilustrem no caderno e realizem a escrita.
- Produzir um texto coletivo contando sobre a origem da bota, quem a perdeu, como foi parar ali. Explorar estrutura textual (início, meio e fim), organização de ideias, escrita. 
- Realizar a contagem e registro do número de animais que aparecem na história e criar situações matemáticas.













Identificar, entre as alternativas, a palavra que nomeia uma figura isolada.


-Relacionar cenas às frases contidas no livro.
- Autoditado recortado


- Reconstrução da história através da organização do pensamento
- Escrita de frases trabalhadas oralmente - escrita de memória (uso do pensamento para a escrita: "Escreva do seu jeito, mas não de qualquer jeito, utilize o seu pensamento sobre as frases que nós lemos juntos!").

Importante aqui, nesta etapa é que ela se dê após um trabalho de remontagem textual coletiva, por frases e palavras.



Um comentário: