sábado, 22 de maio de 2010

Para ser mais feliz




Para ser mais feliz
Sete conselhos que podem fazer diferença na sua vida
da redação
22/04/2010  

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de alguns sintomas de depressão. No entanto, somente 5% dos casos são diagnosticados e tratados corretamente. Muitas vezes atribuída ao processo normal de envelhecimento, a doença tem tratamento e cura, garantem especialistas.
O controle é fundamental. Os sinais podem variar de humor deprimido, impaciência, choro sem motivo aparente, dificuldade de tomar decisões, e até mesmo o desejo de morrer. Além disso, independentemente da dimensão e do tipo de problema de cada um é possível enxergar a luz no fim do túnel. Para o chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula – SP, Luiz Gonzaga Leite, medidas simples podem ajudar a solucionar muitos casos da doença. “Bons hábitos de vida como alimentação, exercícios, lazer, relacionamentos saudáveis, espiritualidade, sexualidade são fatores que promovem equilíbrio emocional e contribuem para o restabelecimento da saúde”, afirma ele.
A seguir, o psicólogo enumerou sete dicas no combate à depressão. Com medidas simples e bons hábitos de vida fica mais fácil dar adeus a tristeza.



Não se culpe 


Há um tipo de pessoa com altíssimo nível de autocrítica e que acredita ser culpada por todos os problemas de cada um dos seus familiares. É fundamental que o paciente depressivo comece a mudar esse pensamento e passe a dividir o problema em partes, verificando exatamente qual é o seu papel para que a situação sofra mudanças favoráveis. Ninguém deve se martirizar pelo que está fora de seu alcance.

 
Perca o medo de envelhecer



 Tem muita gente que se deprime ao imaginar-se em desvantagem na vida amorosa, profissional e familiar somente porque passou dos 50 anos. Encare o “segundo tempo” do jogo da vida como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma ‘virada’ na relação afetiva e de usar a experiência e a criatividade a seu favor. Se seu parceiro está passando pela ‘crise do entardecer’, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento e, talvez, conjugal. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante.



Desabafe de vez em quando


É sempre importante cultivar amigos e ter um bom relacionamento com familiares, principalmente quando se quer desabafar. Claro que você deve evitar reclamar de tudo e de todos para os que estão mais próximos. Nada disso. Ninguém merece esse tipo de ambiente. Mas ter com quem se abrir e estar pronto para ouvir o que nem sempre se quer ouvir é um passo importante para evitar o estresse;



Pratique exercícios


Lute contra o desânimo e passe a caminhar a passos largos pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos. Verá que não apenas se sentirá mais saudável, como também perceberá que o bom humor será mais constante na sua vida.



Se atenha à sua rotina normal
 


Pessoas em crise de depressão, geralmente, sentem-se desestimuladas para cumprir inclusive tarefas mais simples, como tomar banho, fazer a barba, lavar a louça, se alimentar. Nesses momentos, insistir em cumprir tudo o que faz parte da rotina já é parte do processo de cura.

 
Evite álcool e drogas


 Algumas pessoas com depressão acabam recorrendo ao uso de álcool, tabaco e até mesmo drogas na intenção de se livrar do problema. Esse é um dos piores erros que se pode cometer, já que, a longo prazo, essas substâncias afetarão a química cerebral e certamente colocarão em risco sua qualidade de vida e seus relacionamentos pessoais.
 
Coma e durma bem
 


Alguns alimentos comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar. Portanto, vale a pena incluir mais frutas e vegetais na alimentação, assim como peixes, grãos integrais e proteínas. Dormir bem é outra dica de combate à depressão. Mas, preste atenção: nada de ficar de pijama o dia inteiro. Combata o desânimo tentando dormir entre seis e oito horas por noite e utilizando o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário